CIDADES BAIANAS E PAULISTA ADEREM AO DIA MUNICIPAL DO ROCK
As cidades baianas Camaçari e Valente e a paulistana Itapira instituíram seus respectivos dias de comemorações para o rock local
da ACCRBA
Em 1998, um projeto de lei municipal criado e desenvolvido pela Associação Cultural Clube do Rock da Bahia [ACCRBA] e encaminhado à Câmara de Vereadores de Salvador teve como resultado a Lei Municipal 5404/98, aprovada pelo então presidente da Câmara dos Vereadores, Emmerson José. A primeira associação de bandas de rock do país marcava seu nome na história da luta do segmento musical no legislativo brasileiro, colaborando com a instituição do primeiro Dia Municipal do Rock do país no dia 28 de junho, em homenagem ao maior rocker brasileiro de todos os tempos: Raul Seixas, que nascera na data.
Cidades como João Pessoa [PB], Niterói [RJ], e Campinas [SP] também já conseguiram seus feitos e a primeira teve colaboração da ACCRBA, através de visita realizada pelo vice-presidente Gabriel Amorim. Dessa vez, as cidades baianas Camaçari e Valente entram para o grupo de cidades com fortes representatividades do segmento rock and roll perante o poder público.
Em Camaçari, o projeto encabeçado pelo CooperaRock, instituiu o dia 21/08 [data marcada pela morte de Raul Seixas] como seu Dia Municipal do Rock [Projeto de Lei 034/2009]. Até o fechamento da matéria, infelizmente, não houve retorno com as respostas de nossas perguntas para mais esclarecimentos sobre o Dia Municipal do Rock em Camaçari, mas nos comprometemos para a emissão de seus pareceres assim que as respostas chegarem.
Já em Valente, cidade que fica a 232 Km de Salvador, o dia 28 de junho também será o Dia Municipal do Rock [Projeto de Lei 025/2009]. O projeto foi aprovado nesta semana e, segundo a vereadora Leninha (PT) em entrevista ao site do jornal Feira Hoje, o marco histórico é a busca do reconhecimento da tradição do município na promoção dos diversos eventos de Rock. Significa a "institucionalização da experiência musical desenvolvida ao longo dos anos pelos grupos locais e abraçada pela sociedade valentense". disse a vereadora.
Entre as cidades de fora do Estado da Bahia, Itapira [SP] foi a mais nova a conseguir o feito, que é comemorado no dia 13 de julho. O projeto de lei 0084/2009 foi aprovado na câmara municipal por unanimidade nas duas votações. A equipe de redação do Megaphone Rock Festival, em seu site, salienta a importância do feito como um reflexo do trabalho realizado: "É o primeiro passo para que o cenário de rock em nossa cidade passe a contar com maiores ações por parte da administração municipal, e conseqüentemente, tanto o público de rock, como os produtores e bandas, passem a ter maior estrutura e condições nos eventos. (...) Esta é uma vitória do Megaphone. É uma vitória deste que vos escreve, assim como é uma vitória sua. É uma conquista de grande importância para todos aqueles que almejam melhores condições nos eventos de rock realizados pela prefeitura. A partir de agora, ao menos uma vez por ano, poderemos ter comemorações decentes em favor do rock and roll, que também é cultura!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário