sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

2º Fórum de Música, Mercado e Tecnologia

2º Fórum de Música, Mercado e Tecnologia
ACCRBA participa de mesa de discussão

da ACCRBA

A Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA) participou no dia 13 de novembro de 2008 do 2º Fórum de Música, Mercado e Tecnologia, na mesa “Organizações Associativas na Música”, ao lado de Pablo Capilé (MT), Carlos Zimbher (SP), Dudoo Caribe (BA) e João Reis (BA), com mediação de Mario Sartorello, radialista e coordenador geral da Educadora FM. A representante da ACCRBA foi Sandra de Cássia, presidenta.

Com iniciativa da Diretoria de Música da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e realizada conjuntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Goethe Institut (ICBA), Instituo de Patrimônio Artístico Cultural (IPAC/Pelourinho Cultural) e Instituto de Radiodifusão do Estado (IRDEB), artistas, produtores, pesquisadores e gestores ligados à área musical puderam se reunir e trocar experiências.

A participação da ACCRBA foi de grande importância, pois, como pioneira do ramo no Brasil pôde mostrar, apesar do pouco tempo, algumas atividades desenvolvidas nos 17 anos de existência. Considerando bastante proveitoso o encontro, a presidenta da associação, Sandra de Cássia, diz que “o tempo é curto, mas deu para mostrar que nossas intenções são de evoluções no meio musical independente, além de passar e colher experiências diversas para o prosseguimento do nosso trabalho”. Na oportunidade, o vídeo-teaser do Palco do Rock 2009 teve sua primeira exibição pública.



Associações – Além da ACCRBA, mais organizações associativas puderam expor seus trabalhos. O Espaço Cubo, representado por Pablo Capilé (foto), foi um dos mais esperados dado o “faro” empreendedor de seu administrador, que também trabalha com o Festival Calango, o Circuito Fora do Eixo e a Associação Brasileira dos Festivais Independentes (ABRAFIN). Segundo Capilé, “deve haver a busca pela consolidação de um mercado autoral e formação de público”.

Carlos Zimbher representou a Cooperativa de Música de São Paulo e também é atuante do Núcleo Calango Garoa, produtora de shows e discos. Zimbher mostrou um pouco das atividades da cooperativa como a criação do selo com a intenção do registro do fonograma, plano de benefícios, núcleo de produção e comunicação, além de um conselho artístico.

Dudoo Caribe faz parte da banda Ministereo Público e pesquisa sobre reggae e soundsystems e realiza trabalhos como o Mutirão Mete Mão, além de vários projetos na área musical, porém, caminhando ao lado de causas sociais. Compondo a primeira mesa do Fórum, o representante da IMA – Independência Musical Associada, com atividades pungentes na área de multimídia, na formação de artistas empreendedores e associativismo.

Legendas das fotos: 1. Sandra de Cássia entre Carlos Zimbher (à direita) e João Reis; 2. Pablo Capilé, Gabriel Amorim e Marielle Ramires ; 3. Mesa das organizações associativas na música.

Nenhum comentário: